• Pesquisa VanPro revela crescimento das agências em 2024 e perspectivas positivas para 2025

    Nova edição da pesquisa Visão de Ambiente de Negócios (VanPro), realizada pelo ecossistema Sinapro/ Fenapro, com 256 agências de 18 estados mais o Distrito Federal, aponta que as expectativas das agências para os seus negócios e o setor de publicidade continuam positivas.

    Dados de fevereiro de 2025 mostram que quase metade das agências entrevistadas teve aumento da receita em 2024, e que a percepção é positiva para este ano na visão de 69% dos entrevistados.

    Na opinião de Daniel Queiroz, presidente da Fenapro, a nova pesquisa confirma a tendência de crescimento e o sentimento de que dias melhores virão para os negócios do setor. “O cenário ainda é desafiador, evidenciando a necessidade de adaptação contínua das agências diante de um mercado em constante transformação para manter a estabilidade e garantir o crescimento sustentável a longo prazo”, analisa Daniel – foto abaixo.

    A VanPro, que é considerada um importante termômetro dos negócios e da gestão das agências de publicidade, apontou que 47% das empresas aumentaram sua receita em 2024, 35% tiveram estabilidade de receita, enquanto 18% sofreram queda.

    Em relação aos levantamentos anteriores, a percepção é de leve melhora. Para 69% da mais recente pesquisa veem perspectivas boas e muito boas, em comparação com 64% da sondagem anterior. Já os que viam o cenário como ruim ou muito ruim, caíram de 8% para 4%. As expectativas de manter estabilidade nos negócios caíram de 25% para 23% entre as agências entrevistadas.

    Sobre a Inteligência Artificial

    Em relação ao uso da Inteligência Artificial nas agências, a pesquisa mostrou que 70% adotam ferramentas gratuitas e pagas; 16% apenas as gratuitas; 9% apenas as pagas, enquanto 5% não utilizam.

    As áreas das agências que mais utilizam a IA: criação com 66%, planejamento com 25%, atendimento com 16%, mídia e produção com 14%, redação com 10%, gestão com 6% e digital com 4%.

    O perfil dos participantes da pesquisa é similar ao das sondagens anteriores. A maioria de agências full-service, 97% do total.

    A pesquisa VanPro é realizada desde 2017 e tem como principal objetivo medir e mapear o cenário atual, além de entender quais são as perspectivas para o futuro e conhecer as preocupações dos sócios executivos de agências de todo o país.

    Renata Suter

    Jornalista

    Envie um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    seta
    ×